quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A morte de José Sarney

A marte do senador José Sarney é divulgada por engano pela Rádio SenadoA morte do senador do Amapá e atual presidente do senado, José Sarney foi anunciada em Brasília pela Rádio Senado. O senador, que tinha 82 anos morreu…
Que a mídia tenta se antecipar aos fatos, isso todo mundo sabe, mas deixar vazar a matéria que se está produzindo para a morte de Sarney foi um furo incrível. A Rádio Senado no início do ano passado, deixou vazar o material que estava preparando para noticiar a morte do senador José Sarney, hipótese que é bastante comentada nos bastidores políticos em função do estado precário da saúde de Sarney, que passou a metade do mês de outubro de 2010 internado em hospitais do Maranhão e de São Paulo após sofrer uma arritmia cardíaca.
O material vazou e caiu na Internet. O blog Radar Político do Estadão publicou a matéria que virou assunto do dia no Senado. A maior parte dos verbos empregados na reportagem em homenagem ao político está no passado. A justificativa oficial é que pode ter havido “erro verbal”. Não sei se explica a trapalhada, mas foi o que eles usaram para justificar  a verdadeira caga#$&*#@.

Morte de José Sarney agita Brasília e o senado

A notícia da morte de Sarney foi motivo de um comentário bem humorado do senador que se disse satisfeito por saber com antecedência o que iria ser falado quando ele tiver morrido. Obviamente, vários “corvos” da política nacional também ficaram excitados com a perspectiva que o falecimento de José Sarney poderia abrir. A notícia de que Sarney estava morto foi o hit da tarde de ontem no senadoem Brasília.
Esse é um caso típico de falta de cuidado com o material que é produzido e transita pela Internet. Os profissionais de mídia precisam estar cientes das responsabilidades de se trabalhar em um veículo tão imediato quanto a mídia digital. Um simples erro ao clicar no botão errado pode disparar imediatamente uma notícia que não é verdadeira, expondo uma rotina normal de qualquer jornal, televisão ou rádio, mas difícil de ser entendida pelo público. Uma vez na Internet, as redes sociais completam o trabalho, propagando a notícia de uma forma jamais vista na história da humanidade, seja ela verdadeira ou falsa.

O falecimento de José Sarney foi um erro técnico

Todos os profissionais do jornalismo devem entender o ambiente web e ter a exata noção do que representa estar inserido em um mundo conectado. Que a notícia do falecimento de José Sarney foi uma falha técnica, ninguém, depois de verificado na fonte, discute, mas não justifica o despreparo. Os antigos conceitos de propagação da informação devem ser revistos. Não dá mais para simplesmente dizer “desculpe pela nossa falha técnica”. Um repórter ou supervisor de produção que não compreende a importância das mídias sociais na atual estrutura da informação digital está fadado à aposentadoria precoce.
Portanto, cuidado com a utilização do seu sistema antes de sair por ai dizendo que o senador José Sarney morreu. Vai que ele não acha tão engraçado assim da próxima vez que anunciarem a morte dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário