quarta-feira, 10 de abril de 2013

Viagem de Beyoncé e Jay-Z a Cuba gera polêmica nos EUA


Beyoncé e Jay Z passeiam em Havana
Beyoncé e Jay Z passeiam em Havana
AGÊNCIA ANSA
Havana – A cantora norte-americana Beyoncé e seu marido, o rapper Jay-Z, provocaram muitas polêmicas ao decidir celebrar o quinto aniversário de casamento com uma viagem a Cuba, realizada na semana passada.
Dois congressistas norte-americanos do Partido Republicano enviaram uma carta ao diretor do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro, para solicitar informações sobre o tipo de permissão recebida pelo casal para viajar.
Os congressistas Ileana Ros-Lehtinen e Mario Diaz-Balart lembraram na carta que a lei americana proíbe as permissões de transações financeiras para “atividades turísticas” em Cuba. “A indústria turística cubana é totalmente controlada pelo Estado, portanto os dólares americanos gastos em turismo financiam diretamente a máquina de opressão que brutalmente reprime o povo cubano”, escreveram os políticos.
Beyoncé e Jay-Z visitaram a Catedral e outros monumentos no Centro Histórico de Havana, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1982. O casal tirou fotos, almoçou em um restaurante e conversou com habitantes da capital cubana.
Cuba está sob embargo dos Estados Unidos desde 1962, após Cuba se alinhar com a União Soviética em plena guerra fria. Após a Crise dos mísseis de 1963, o então presidente John F. Kennedy ampliou as medidas e implantou restrições para viagens de cidadãos norte-americanos a Cuba. Na década de 90 o embargo foi reforçado pelo então presidente Bill Clinton, e ulteriormente endurecido sob a administração de George W. Bush. (AnsaLatina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário