quarta-feira, 3 de abril de 2013

São João 2013: municípios podem cancelar festejos por falta de recursos

A população de Itapetinga, no centro-sul baiano, pode ficar sem os festejos da maior festa popular do interior baiano: o São João. Segundo informações do Blog Políticos do Sul, o prefeito José Carlos Moura (PT) teria confidenciado que dificilmente a prefeitura realizaria a tradicional festa este ano devido a falta de recursos.

Ele ainda teria comentado que 90% das chances já estavam esgotadas. O motivo seria a queda da arrecadação e as demissões na empresa Azaléia. Entretanto o motivo mais forte é o endividamento do município pós-eleição.

A reportagem do Bocão News tentou contato com o prefeito, mas não obteve sucesso. A assessoria da prefeitura não confirmou o cancelamento e garantiu a realização da festa. Ainda segundo a prefeitura, “o São João será realizado nos moldes convencionais ou um pouco mais modesto, mas a cidade não deixará de ter”.

Outros municípios baianos já declararam que o São João 2013 ficará comprometido em virtude da seca. Jequié já confirmou a realização da festa com a metade do orçamento dos anos anteriores. No ano passado, cerca de 25 municípios cancelaram e outros 17 diminuíram os dias dos festejos juninos.

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Paulo Maracajá, já avisou aos prefeitos que em tempo de seca no Nordeste estaria de olho nos gastos do São João. E este ano, que o estado passa pela pior seca do últimos 40 anos, a atenção estará redobrada. “Não tem sentido em situação de calamidade esbanjar dinheiro com festa”, reforçou Maracajá. Mas, alguns prefeitos acreditam que sem festejos é pior. É o caso do prefeito de Piritiba, Ivan Cedraz (PSB),que fará o São João, por achar que sem a festa, a economia despenca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário