terça-feira, 2 de abril de 2013

Reajuste no preço dos remédios será publicado nesta semana


Alexandre Padilha garantiu que aumento será menor que a inflação
Alexandre Padilha garantiu que aumento será menor que a inflação
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (1º), em Brasília, que a resolução que definirá os percentuais de reajuste nos preços dos medicamentos deverá ser publicado ainda esta semana no Diário Oficial da União (DOU), quando então passarão a valor os novos preços máximos. 
Em 12 de março, a CMED, órgão do governo formado por representantes de vários ministérios, autorizou o reajuste nos preços dos medicamentos em todo o país a partir do dia 30 de março –  sem, no entanto, definir de quanto seria esse reajuste. Sem a publicação desses valores, o reajuste foi adiado.
Segundo Padilha, não haverá aumento acima da inflação, que em 2012 ficou em 5,84%, segundo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)- calculado pelo Banco Central para balizar as metas de inflação do governo.
O ministro explicou que o reajuste é definido por meio da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), formada pelos ministérios da Saúde, da Fazenda, da Casa Civil e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Segundo Padilha, a maior parte dos medicamentos terá aumento abaixo do IPCA (índice que é considerado a "inflação oficial" do país).
“Pela fórmula do cálculo [do preço dos medicamentos] não teremos reajuste acima da inflação para nenhuma categoria.  E a maior parte terá autorizado reajuste máximo abaixo do que foi o IPCA. Então isso ainda está para ser publicado. A previsão é que seja publicado ainda esta semana”, declarou Padilha.
Segundo a resolução publicada no "Diário Oficial" no início do mês, o ajuste de preços leva em conta a inflação acumulada nos 12 meses até fevereiro, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) , e que ficou em 6,31%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário