quarta-feira, 24 de abril de 2013

Professores se mostram descontentes em negociação com prefeito


A categoria de Professores municipais tomou conta, na tarde de segunda (22), da Prefeitura Municipal de Itabuna para cobrar do Prefeito o reajuste de 7,97% para os professores de nível I, bem como uma proposta de aumento para os professores de nível II e III. Os professores se dividiram em dois grupos, uma parte ficou no pátio realizando mobilização e alertando à sociedade os motivos da paralisação, enquanto a Diretoria Executiva do SIMPI, junto aos representantes da BASE, se encontraram com o Prefeito, Claudevane Leite e a Secretaria da Educação, Dinalva Melo, para realização da 3ª rodada de negociação.
O SIMPI que lançou a Campanha Salarial no final de Fevereiro já notificou a prefeitura diversas vezes acerca da obrigação de reajuste para os professores de nível I que deveria ser pago desde o Mês de Fevereiro, com retroatividade em janeiro, como determina o MEC. Além disso, a classe buscava uma contraproposta do Governo sobre os 15% pleiteados pelos professores de nível II e III.
A proposta ofertada pelo Poder Executivo para os professores já graduados foi de apenas 5,57%, sob alegação de haver um déficit de 800 mil reais do FUNDEB, além da necessidade de novas contratações de pessoal de apoio, como porteiros e merendeiras, quanto aos professores de nível I (magistério), afirmaram que irão cumprir o Piso estipulado de 7,97%. O Sindicato apresentará os valores ao Consultor Jurídico, para que o mesmo faça uma avaliação e coloque a proposta para ser votação em assembleia.
Ato Público
O Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI, junto com sua categoria de Professores Municipais estão mobilizados na manhã desta terça (23/04) na Praça Adami em Itabuna para protestar a proposta de reajuste ofertada pelo Governo de apenas 5,57%. A categoria que pleiteava o valor de 15% para os professores de nível II e III (Graduados e pós-graduados), recebeu na tarde de ontem a contraproposta com decepção.
Já estava na pauta do sindicato algumas mobilizações para esta semana, visto que começou hoje a Greve Nacional da Educação, puxada pela CNTE, Confederação nacional dos Trabalhadores em Educação, que deve ir até quinta. De acordo com a Presidente do SIMPI, Norma Guimarães, este é um momento em que a categoria está irmanada em nível nacional pela defesa da escola pública. “A Greve Nacional é um ato de conscientização, como a realidade em nosso município está deixando a desejar, achamos por bem encampar esta luta e reivindicar por mais respeito e verba à educação pública”, afirma a líder sindical.
Também estão participando do movimento outras entidades, como a APLB, sindicato dos professores estaduais, a União dos Jovens Socialistas – UJS e o Sindicato dos Bancários de Itabuna. O SIMPI realizará, ainda, uma Audiência Pública na tarde desta quarta (24/04) às 14h, para discussão dos regimes trabalhistas atinentes à categoria do magistério, quais sejam: CLT e Estatutário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário