quinta-feira, 4 de abril de 2013

Presos na delegacia de Ipiaú se rebelam após refeição ser suspensa


Cerca de 30 presos da delegacia de Ipiaú, no sul da Bahia, realizaram uma rebelião dentro da unidade na tarde desta quarta-feira (3). De acordo com a polícia, o protesto teria sido motivado pela suspensão da alimentação dos detentos, que deixou de ser fornecida desde segunda-feira (2).
Segundo um investigador, que prefere não se identificar, durante a rebelião, os presos chegaram a destruir algumas celas. A dimensão dos estragos não foi calculada. Após a chegada da polícia, os detentos foram contidos e levados para o pátio da unidade. “A juíza e a promotora estiveram aqui também. Agora eles [presos] deverão ser remanejados para outros lugares”, disse o policial.
O fornecedor da alimentação dos detentos alega não estar recebendo o pagamento do Governo da Bahia, informou o investigador. De acordo com a Polícia Civil, a suspensão aconteceu devido à decisão do governo, no fim de 2012, de adequar o sistema dos fornecedores através de nota fiscal eletrônica.
Por conta dessa mudança, as empresas que não atenderam ao requisito acabaram deixando de receber, informou a polícia. Mesmo com a inadequação ao sistema, a Polícia Civil informou que irá realizar o pagamento do fornecedor na quinta-feira (4). O órgão acrescenta que “muitos” detentos da delegacia de Ipiaú devem ser encaminhados para outras carceragem da região. O investigador informou ainda que, na noite de segunda-feira, os detentos foram impedidos de fugir pela polícia. “A gente coibiu a fuga. Eles estavam escavando a parede. A gente ainda encontrou algumas facas e outros aparatos”, disse.
Policia foi acionada para conter detentos (Foto: Robenilton de Souza/Giro em Ipiaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário