quarta-feira, 17 de abril de 2013

Por 6x0 TRE define Marcio Mariano o prefeito de Muquém do São Francisco


imageMárcio e Jurandir deverão ser diplomados no próximo dia 22
Foi julgado na tarde desta terça-feira (16), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), o recurso impetrado pelos advogados de Márcio Mariano, candidato vitorioso nas eleições do último dia 07, em Muquém do São Francisco, no oeste da Bahia.
Por seis votos a favor e nenhum contra, a justiça eleitoral da Bahia considerou a chapa Marcio Mariano e Jurandir Barros (PP) a grande vencedora do pleito eleitoral. Márcio e Jurandir deverão ser diplomados no próximo dia 22 e a posse está marcada para o dia 26.

A chapa encabeçada por Marcio Mariano obteve 3.647 votos, contra 3.300 do candidato Vandim (PT). Segundo amigos de Marcio, ele está em Salvador, onde acompanhou a votação no TRE e chega em Muquém amanhã pela manhã, quando participará de uma grande carreata da vitória, carreta essa que promete parar a cidade.

A população de Muquém do São Francisco acredita que com o julgamento procedente do TRE, o município volte a sua normalidade, seguindo ao rumo do progresso e desenvolvimento.

A definição sobre o novo prefeito de Muquém de São Francisco dependia da decisão final da Justiça Eleitoral, uma vez que Márcio Mariano (PP) teve o registro da sua candidatura indeferido Juiz Eleitoral Pedro Henrique Izidro da Silva. (Com informações do jornal Nova Fronteira). 

6 comentários:

  1. Muquém do São Francisco: população protesta e governador concorda
    4/30/2013 Oeste Baiano, Política Comente agora

    Durante o I Seminário FIOL – Ferrovia de Integração Oeste Leste, o governador Jaques Wagner presenciou a manifestação pacífica de populares sanfranciscanos indignados com a situação política que atravessa o município. Empunhando faixas com palavras de ordem como “O povo quer o prefeito que elegeu”, “Muquém pede socorro” e “O prefeito do povo é Márcio Mariano”, os cidadãos que representavam uma população que, ansiosa, aguarda a decisão da justiça em sua mais alta Corte. Trajando preto em sinal de luto pelo que eles chamam de ‘morte da democracia’, os manifestantes roubaram a cena durante o evento realizado na cidade de Barreiras, no último dia 26.

    A comunidade ainda espera a decisão final da justiça para que o prefeito seja definitivamente empossado. Márcio Mariano (PP) foi eleito por duas vezes (2012 e 2013), mas em virtude dos entraves jurídicos travados nos tribunais, ainda não pôde assumir o cargo de prefeito, que atualmente é exercido interinamente pelo Presidente da Câmara. A diplomação e a posse que estavam marcadas para o final deste mês foram suspensas e aguardam julgamento.

    Em entrevista ao radialista Celso Tadeu (Kojac), da Dinâmica FM, o governador Jaques Wagner disse que tem pleno conhecimento da situação e como político acha que a interferência da justiça pode ser danosa ao processo democrático.
    Enquanto a decisão não sai, a população reclama a falta de serviços essenciais como médicos e remédios, merenda e aula nas escolas da rede municipal, água potável, além da falta de pagamento dos servidores e ingerência dos recursos públicos. Segundo informações, o afastamento do atual gestor, Osmar Gaspar de Sena, deve ocorrer nos próximos dias. Certo é que o próximo prefeito encontrará inúmeras dificuldades para recompor a administração pública municipal.

    Vale ressaltar a importância das várias manifestações de iniciativa popular realizadas no sentido de chamar a atenção das autoridades e da opinião pública para a inusitada situação política a que está sujeita a comunidade sanfranciscana. Os protestos como a marcha dos professores, a concentração em frente ao Fórum de Ibotirama, o minuto de silêncio em frente a prefeitura e o protesto em Barreiras têm surtido efeito e, somados às duas escolhas nas urnas, certamente antecipam o resultado dos tribunais, que jamais deve confrontar ou pôr em xeque, a vontade democrática da maioria.

    ResponderExcluir
  2. Mons.Bertolomeu Gorges
    maio 03, 2013

    Atenção poder MPE:Não é possível sobreviver neste municipio de Muquém por muito tempo: onde falta os serviços basicos de um povo,com a delegacia desativada, falta de segurança publica, médico, remédios, aulas regulares nas escolas,com ônibus escolar sem freios, porfessores que não recebem seu salario mensal,tro-troca de professores,mal estar pelos quatro contos do municpio.
    Não se sabe com quem falar, pois a atual administração publica não agrada a população.
    Se a justiça não resolver esta questão pendente: Eu, padre Bertolomeu Gorges em protesto me retiro do municipio até
    que tenha pelo menos normalidade, ordem e progresso.
    Mons.Bertolomeu Gorges
    Muquém.- Bahia

    ResponderExcluir
  3. Atenção Sr. Governador do Estado da bahia Jaques Wagnwe!!
    O senhor investiu tanto dinheiro em Bibliotecas Publicas.
    E hoje a Prefeitura de Muquém sob o comando do Osmar Gaspar, acabam de desativar a Biblioteca Publica do povoado de Javí -Muquém do São Francisco, e levaram o computador, livros e equipamentos, mesas e cadeiras para um carcere privado,deixando os estudantes, escolas e famílias sem Biblioteca.Isto é o fim da picada. Pedimos providencias urgentes.Pelo que parece, o governo investe e a prefeitura desfaz do bom projeto.
    Funcionário quebraram o cadeado e levaram tudo, restando o projeto nas gavetas da prefeitura, resta saber pra onde vai o dinheiro.???
    Mons.Bertolomeu Gorges
    Javí – Muquém – Ba.

    ResponderExcluir
  4. Colunistas

    Jairo Costa Júnior

    Satélite: MP pede afastamento do prefeito interino de Muquém de São Francisco

    19.05.2013 | Atualizado em 19.05.2013 - 07:34

    Visualizações: 115

    Tamanho da letra: -A | +A

    Documentos obtidos pela Satélite revelam que o Ministério Público Estadual em Ibotirama pediu à Justiça o afastamento do prefeito interino de Muquém de São Francisco, Osmar Gaspar (PT). Em uma ação civil pública proposta em 15 de abril, cerca de uma semana depois da eleição fora de época na cidade do Oeste baiano, o promotor Saulo Murilo de Oliveira Mattos relata desmandos do petista no cargo, para onde foi alçado após o Tribunal Regional Eleitoral ter impugnado o resultado da sucessão de 2012, vencida por Márcio Mariano (PP). Entre as irregularidades narradas no processo, Mattos destaca o uso da máquina administrativa para favorecer o candidato petista Evandro dos Santos Guimarães, o Vandim, perseguições a funcionários públicos ligados politicamente ao grupo adversário, punidos com a suspensão dos salários, celebração de contratos com valores altíssimos e feitos sem observação às normas legais e indícios de compra de votos.


    Lista da ilegalidade
    Na ação civil por improbidade administrativa, o promotor de Ibotirama alerta o juiz Antonio Marco Tomaz Martins para os riscos da permanência de Osmar Gaspar na prefeitura de Muquém: “A situação é, portanto, alarmante e não tem expectativa de ser interrompida, a não ser pela via judicial”. Saulo Mattos pede ainda que seja decretada a indisponibilidade de bens do petista, ressarcimento aos cofres públicos, indenização por dano moral coletivo, suspensão dos direitos políticos por um período de oito a dez anos, pagamento de multa e proibição de assinar contratos públicos ou receber benefícios e incentivos fiscais.


    Livre para voar
    Como a Justiça ainda não se manifestou sobre a ação, a oposição na cidade teme que Osmar Gaspar amplie a gama de irregularidades detectadas pelo Ministério Público. Isso porque, mesmo após a segunda vitória de Márcio Mariano sobre Vandim na eleição de 7 de abril, o Tribunal Superior Eleitoral manteve o resultado sub judice. O que permite ao petista permanecer no cargo até a decisão final. Em março, o processo eleitoral suplementar de Muquém foi alvo de uma série de reportagens do CORREIO, que apontavam compra de votos, uso da prefeitura e licitações fraudulentas para favorecer o candidato do PT.

    ResponderExcluir
  5. Pois Justica estar sento muito cruel com nosso cadidato prefeito de Muquem do São francisco Bahia e povo quem escolhe prefeito não justica se fosse assim não existia politica;

    ResponderExcluir
  6. MORADORA DE MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO NO OESTE DA BAHIA PEDE SOCORRO




    Olá, venho até aqui movida por indignação e um profundo sentimento de impunidade. Venho aqui para pedir socorro, Ajude o povo da minha cidade. Moro hoje na (salvo engano) única cidade do Brasil onde o prefeito foi eleito duas vezes e não assumiu, em razão da falta de uma certidão que segundo entendimento de alguns Ministros do TSE nem deveria ter sido exigida, hoje, a oposição inconformada luta no TSE para que o prefeito eleito pela segunda vez não assuma a prefeitura sob a alegação de que ele deu nulidade ao primeiro pleito.

    Como se não fosse o bastante, o município hoje é administrado pelo presidente da câmara que pertence ao grupo politico que perdeu as duas eleições, e vem administrando de forma corrupta e perseguidora, situações inimagináveis vem acontecendo, e por mais que as pessoas e os jornais locais denunciem (correio da Bahia foi um deles), nada aconteceu até agora. Temos um cenário de licitações milionárias atrasos nos pagamentos dos funcionários ligados ao candidato vencedor, transferência de funcionários da sede do município para a zona rural, atos de improbidade administrativa explicita que fora levados ao conhecimento do Ministério publico, até hoje estão sem resposta. O MP até pediu o imediato afastamento do Interino, mas isso faz um mês, e ele continua lá.

    hoje o candidato derrotado nas eleições é um dos contratados da prefeitura e exerce (teoricamente) cargo de confiança, mas na verdade tem se apresentado aos munícipes como O PREFEITO, apresentando inclusive aos visitantes o seu gabinete de prefeito, sala que ocupa verdadeiramente.

    A cidade de Muquém do São Francisco - BA, antes ganhadoras de vários prêmios pela bela administração, inclusive o Selo Unicef, hoje perdeu todos os benefício sociais, dentre eles o TOPA, imprescindível para o município e gerador de inúmeros empregos. Assim como a degradação tem atingido outros pontos como, falta de aulas nas escolas, ou aulas apenas até o intervalo do recreio, onde as crianças são dispensadas por falta de merenda, assim como os ônibus escolares que foram licitados sob o valor de mais de 2 milhões de reais pelo uso por 6 meses, e que não são usados por que a empresa que ganhou a licitação do combustível de mais de 1 milhão não tem fornecido porque a prefeitura não pagou o posto de gasolina, e nenhum outro vende a prazo porque a prefeitura não possui mais credibilidade.

    A merenda da creche escolar não tem passado pela orientação de uma nutricionista, assim como faltam médicos, enfermeiro, dentre outros profissionais indispensáveis a população, sendo que os postos de saúde da zona rural fecharam as portas. Até mesmo os benefícios do bolsa família foram cortados pela incompetência de quem está gerindo o sistema, e com essa situação, a sobrevivência de muitos que dela dependia ficou extremamente comprometida.

    A verdade é que minha cidade não tem mais que 3 mil habitantes, sendo que aproximadamente 9 mil residem na zona rural. Sendo assim, situações que para quem mora em cidades grandes são sem importância para nós, é o fim, e tem motivado muitas famílias a fecharem suas casas e procurarem outro lugar para morar onde um pobre e analfabeto (maioria em nosso município), possa viver com a dignidade que o Muquém não mais oferece.
    Estamos sem ter a quem recorrer.

    Estamos pedindo socorro.

    Só pela repercussão da mídia poderemos conseguir alguma atitude da justiça.

    Nosso candidato não é ficha suja. Ele só se enganou no momento de entregar uma certidão.

    Mas é o povo que está pagando, o nosso povo ta sofrendo, tem gente que não tem nem a alegria e o sorriso sempre estampado no rosto. Por favor nos ajude!


    texto de uma cidadã sanfranciscana que preferiu não se identificar

    ResponderExcluir