sexta-feira, 5 de abril de 2013

Muquém do São Francisco realiza nova eleição para prefeito

Salvador – Os 8.566 eleitores de Muquém do São Francisco, na Bahia, a cerca de 700 quilômetros de Salvador, voltam às urnas para eleger o novo prefeito neste domingo (7). O pleito de outubro de 2012 foi anulado porque o candidato que obteve mais de 50% dos votos válidos teve o registro indeferido pela Justiça Eleitoral.
A marcação da nova eleição foi solicitada pelo juiz da referida Zona Eleitoral, Pedro Henrique Izidro da Silva, com base no artigo 224 do Código Eleitoral, já que o candidato que obteve mais de 50% dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Concorrem ao cargo de prefeito de Muquém do São Francisco os candidatos Márcio Cesare Rodrigues Mariano (PP), que tem como vice Jurandir Alves de Barros, e Evandro dos Santos Guimarães (PT), com a vice Gilmaria Rios Pereira.
Após a realização do pleito, a Justiça Eleitoral terá até o dia 12 de abril para divulgar o resultado da eleição. Em 14 de abril vence o prazo para a publicação da decisão que julgar as contas dos candidatos eleitos, conforme previsto na Leinº 9.504/1997, artigo 30, parágrafo 1º. O dia 22 é a data limite para a diplomação dos eleitos.
Os candidatos eleitos nas novas eleições deste ano cumprirão os seus mandatos até dezembro de 2016.

2 comentários:

  1. Muquém do São Francisco: população protesta e governador concorda
    4/30/2013 Oeste Baiano, Política Comente agora

    Durante o I Seminário FIOL – Ferrovia de Integração Oeste Leste, o governador Jaques Wagner presenciou a manifestação pacífica de populares sanfranciscanos indignados com a situação política que atravessa o município. Empunhando faixas com palavras de ordem como “O povo quer o prefeito que elegeu”, “Muquém pede socorro” e “O prefeito do povo é Márcio Mariano”, os cidadãos que representavam uma população que, ansiosa, aguarda a decisão da justiça em sua mais alta Corte. Trajando preto em sinal de luto pelo que eles chamam de ‘morte da democracia’, os manifestantes roubaram a cena durante o evento realizado na cidade de Barreiras, no último dia 26.

    A comunidade ainda espera a decisão final da justiça para que o prefeito seja definitivamente empossado. Márcio Mariano (PP) foi eleito por duas vezes (2012 e 2013), mas em virtude dos entraves jurídicos travados nos tribunais, ainda não pôde assumir o cargo de prefeito, que atualmente é exercido interinamente pelo Presidente da Câmara. A diplomação e a posse que estavam marcadas para o final deste mês foram suspensas e aguardam julgamento.

    Em entrevista ao radialista Celso Tadeu (Kojac), da Dinâmica FM, o governador Jaques Wagner disse que tem pleno conhecimento da situação e como político acha que a interferência da justiça pode ser danosa ao processo democrático.
    Enquanto a decisão não sai, a população reclama a falta de serviços essenciais como médicos e remédios, merenda e aula nas escolas da rede municipal, água potável, além da falta de pagamento dos servidores e ingerência dos recursos públicos. Segundo informações, o afastamento do atual gestor, Osmar Gaspar de Sena, deve ocorrer nos próximos dias. Certo é que o próximo prefeito encontrará inúmeras dificuldades para recompor a administração pública municipal.

    Vale ressaltar a importância das várias manifestações de iniciativa popular realizadas no sentido de chamar a atenção das autoridades e da opinião pública para a inusitada situação política a que está sujeita a comunidade sanfranciscana. Os protestos como a marcha dos professores, a concentração em frente ao Fórum de Ibotirama, o minuto de silêncio em frente a prefeitura e o protesto em Barreiras têm surtido efeito e, somados às duas escolhas nas urnas, certamente antecipam o resultado dos tribunais, que jamais deve confrontar ou pôr em xeque, a vontade democrática da maioria.

    ResponderExcluir
  2. Mons.Bertolomeu Gorges
    maio 06, 2013

    Atenção Sr. Governador do Estado da bahia Jaques Wagnwe!!
    O senhor investiu tanto dinheiro em Bibliotecas Publicas.
    E hoje a Prefeitura de Muquém sob o comando do Osmar Gaspar, acabam de desativar a Biblioteca Publica do povoado de Javí -Muquém do São Francisco, e levaram o computador, livros e equipamentos, mesas e cadeiras para um carcere privado,deixando os estudantes, escolas e famílias sem Biblioteca.Isto é o fim da picada. Pedimos providencias urgentes.Pelo que parece, o governo investe e a prefeitura desfaz do bom projeto.
    Funcionário quebraram o cadeado e levaram tudo, restando o projeto nas gavetas da prefeitura, resta saber pra onde vai o dinheiro.???
    Mons.Bertolomeu Gorges
    Javí – Muquém – Ba.

    ResponderExcluir