terça-feira, 16 de abril de 2013

LIVRO DE ACADÊMICO FALA DA PRESENÇA DE AFRODESCENDENTES NO SUL DA BAHIA


MejigãO acadêmico Ruy do Carmo Póvoas, da Academia de Letras de Itabuna (Alita), lança nesta quarta-feira, 17, no auditório do 5º andar da torre administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), às 9h30min, o livro Mejigã contexto da escravidão, por ele organizado.
Publicado pela Editus/Editora da Uesc, o livro reúne uma coletânea de textos sobre a presença dos afrodescendentes no Sul da Bahia. A saga de uma escrava ijexá, Mejigã, trazida da África para o Engenho de Santana e que se transformou em grande liderança na luta pela liberdade do seu povo dá nome à obra.
Ruy Póvoas, que é também professor de língua portuguesa da Uesc, contista, poeta, babalorixá e doutor em letras vernáculas, é bisneto de Mejigã (que, como escrava, foi forçada a trocar o nome para Inês Maria).
O livro traz textos de André Rosa Ribeiro, Arléo Barbosa, Flávio Gonçalves dos Santos, Ivaneide Almeida da Silva, Kátia Vinhático Fontes, Consuelo Oliveira, Marialda Jovita Silveira, Mary Ann Mahony e Terezinha Marcis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário