quarta-feira, 17 de abril de 2013

Itabuna pretende vacinar cerca de 43 mil pessoas contra a gripe


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde de Itabuna pretende imunizar, até o final da Campanha Nacional de Vacinação, no próximo dia 26 de abril, 42.743 pessoas contra a gripe. As doses, que reduzem as complicações, internações e óbitos provocados por infecções da influenza, estão disponíveis nas 32 unidades de saúde das zonas urbana e rural e nos postos volantes.
A estimativa é que sejam vacinados 6.695 profissionais de saúde; 22.622 idosos; 4.979 crianças com idade entre seis meses e dois anos; 2.489 gestantes; 5.549 portadores de doenças crônicas, como de diabetes e hipertensão; além de mulheres no período de até 45 dias após o parto e detentos do Conjunto Penal de Itabuna.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Itana Miranda, destaca que a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado, que são A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. “A vacina da influenza tem a imunidade curta, de 9 a 12 meses. Depois de imunizadas, as pessoas estarão protegidas a partir de 15 dias. Quem foi vacinado no ano passado, precisa tomar a dose novamente”, lembra Miranda.
Benefícios
A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde de Itabuna, Larissa Pimentel, explica que a vacina tem um impacto muito grande na redução na mortalidade, principalmente em pacientes idosos com casos de pneumonia. Ela assegura que o atendimento é rápido nas unidades de saúde dos bairros e centro da cidade.
A vacinação é gratuita, sendo que os adultos tomam dose única. Já as crianças são imunizadas em duas etapas, com aplicação de meia dose na primeira vez. No mês seguinte, os pais devem voltar ao posto de saúde para que seja aplicada mais meia dose.
As pessoas com doenças crônicas devem apresentar, no ato da imunização, a prescrição médica. O “Dia D” vacinação acontece em 20, “mas as pessoas não precisam esperar até esta data para ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa para garantir a imunização contra gripe”, finaliza Larissa Pimentel.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário