sexta-feira, 12 de abril de 2013

Integrantes do MST seguem em marcha em direção a Salvador


Integrantes do MST seguem em marcha em direção a Salvador
Integrantes do Movimento Sem-Terra (MST) começaram uma passeata, em direção a Salvador, na manhã desta terça-feira (9). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), cerca de cinco mil pessoas participam da ação, que teve início por volta das 5h30.
Ainda segundo a PRE, o grupo iniciou a passeata no centro de Camaçari, cidade localizada na região metropolitana de Salvador, e seguiu para a BA-099, conhecida como Estrada do Coco. Por volta das 8h, os integrantes do MST já haviam passado pela Via Parafuso (BA-535), e estavam na BA-531, mais conhecida como Estrada da Cascalheira. Por volta das 11h, o grupo parou na região do pedágio, onde ficarão acampados. O acesso de carros está liberado na região.
De acordo com informações de Márcio Matos, coordenador do MST na Bahia, a previsão é que os 5 mil integrantes saiam do pedágio no início da manhã da quarta-feira (10) e devem chegar no Centro Administrativo da Bahia, na manhã da quinta-feira (11).
MST em Barra do Choça
Cerca de 70 pessoas ocupam uma área da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em Barra do Choça, no sul da Bahia. Segundo as informações da empresa, os ativistas estão na cidade desde o sábado (6).
De acordo com uma fonte que pediu para não ser identificada, a ocupação é pacífica. "Apesar de terem quebrado o cadeado e entrado, eles afirmaram que não iria invadir a sede e nem depredar o patrimônio", disse.
Márcio Matos, diretor do MST na Bahia, contou a ocupação faz parte do Movimento Abril Vermelho, ação que acontece anualmente em lembrança ao massacre de Eldorado dos Carajás, quando um grupo de Sem-Terra foi assassinado em abril 1996, no sul do Pará.
"Estamos em contato com o Governo Federal e com a própria EBDA para discutirmos a reforma agrária e a necessidade do uso da área pelo estado", pontuou o diretor. Segundo ele, ainda não há previsão de quando haverá o encontro e os ativistas devem permanecer na localidade por tempo indeterminado.
Os diretores da EBDA não foram encontrados até as 18h. A empresa informou, no entanto, que no terreno funciona uma Estação Experimental de Pesquisa, onde são estudados, principalmente, as técnicas de plantação de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário