terça-feira, 9 de abril de 2013

Idosos, mulheres e crianças marcham pelo Abril Vermelho



Milhares de militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) iniciaram na manhã desta terça-feira (19) a jornada do Abril Vermelho em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Crianças, idosos e mulheres fazem parte do grupo que marchou os primeiros 17 quilômetros entre o centro de Camaçari e a área do Clube Candeias, na Cascalheiras, próximo ao pedágio no Litoral Norte. Essa foi a primeira das três paradas programadas pelo grupo que ruma em direção ao Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

 

Segundo Elizabeth Rocha Sousa, liderança nacional do MST, a luta não é apenas por terra, “é pela democratização e por justiça social”, afirma. Ela explica que a mobilização nacional tem por finalidade chamar atenção dos governos federal e estadual para a situação de milhares de família que vem sofrendo com a seca e o reordenamento da divisão de terrenos no país. “São muitos com nada e poucos com muito”.
 

De acordo com o cronograma da coordenação do MST na Bahia, amanhã (10) as famílias saem da Cascalheira e seguem em direção a Lauro de Freitas, onde irão acampar. Na quinta-feira (11), eles marcham em direção a capital, onde irão montar um assentamento em frente a governadoria. Lá eles irão tentar uma reunião com o governador Jaques Wagner.

O Abril Vermelho lembra o massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 17 de abril de 1996, quando 19 integrantes do MST foram mortos pela PM do Pará. Na Bahia, além de cobrar a agilização da reforma agrária e a ajuda para os assentamentos consolidados, a entidade também pretende cobrar a apuração da execução do dirigente estadual do MST Fábio Santos Silva, no último dia 2 de abril no município de Iguaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário