quarta-feira, 17 de abril de 2013

Em protesto contra a seca, moradores de Queimadas bloqueiam a BA-120


imageNo ato estavam politicos, produtores, estudantes e sindicatos
Em situação de desespero, devido à falta de água, centenas de moradores do município de Queimadas, na região sisaleira da Bahia, bloquearam na manhã desta terça-feira (16) o trecho da BA-120, na altura da ponte sobre o rio Itapicuru, saída para a cidade de Cansanção.
Segundo os manifestes, o objetivo é alertar o governo estadual sobre a necessidade de desenvolver medidas emergenciais de combate a seca na região.  O ato foi marcado pela presença de vereadores de Queimadas e Santa Luz, de produtores rurais, estudantes, professores, secretários municipais, comerciantes, além de representantes do MST, CDL e STRAF.

O protesto se deu também por conta do “descaso da Embasa” em relação à limpeza da barragem da Leste, no leito do rio Itapicuru, que serve para o abastecimento de mais de 70 mil pessoas que moram em Queimadas e Santa Luz. O reservatório, construído por volta de 1930 pela extinta Leste Brasileira, está com sua estrutura praticamente entupida e requer uma limpeza urgente para que o manancial possa represar um maior volume de água e evitar os constantes racionamentos.

O comerciante Cloudes Rios disse que o protesto foi passivo e confirmou que o objetivo foi chamar a atenção das autoridades para a limpeza do rio Itapicuru, que está morrendo nas imediações da barragem da Leste. Segundo ele, “a situação em Queimadas é critica”, lembrando que saem, diariamente, mais de 150 carros-pipa de água da barragem para abastecer as cidades da região desprovidas do liquido.

No dia 8, aconteceu uma manifestação semelhante a realizadas nesta terça, na cidade de Serrinha, quando os manifestantes interditaram trecho da BR-116/Norte, sentido Serrinha a cidade de Santa Bárbara.

Ordem de serviço
Segundo o diretor de gestão ambiental da prefeitura de Queimadas, Antônio Batista Ferreira (Totonho), a situação é muito grave. “Na segunda-feira, o governador Jaques Wagner assinou ordem de serviço para a construção de novos viadutos na Paralela, eu gostaria que ele tivesse assinado também, ordem de serviço para a construção das adutoras eixo-sul para perenizar o rio Itapicuru e Araci Norte, beneficiando o município de Santa Luz, dando de uma vez por toda um basta na falta de água nesta região sofrida pela seca e esquecida pelos governantes. A situação é difícil e a previsão que temos é que a barragem de Ponto Novo poderá secar dentro de três meses e a de Pedras Altas talvez não chegue a setembro”, explica Totonho.

O prefeito de Queimadas, Tarcisio Oliveira, em Salvador desde segunda-feira, informou por telefone que esteve em audiência com o governador Jaques Wagner, juntamente com o prefeito Zenonzinho (Santa Luz), reivindicando, em caráter emergencial, a limpeza da barragem da Leste e do açude do distrito de Riacho da Onça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário