sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dirceu diz que recorrerá ao Tribunal Internacional contra mensalão


Dirceu: ”A história desse julgamento ainda não terminou. Ela tem que ser recontada”.
  Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção ativa e formação de quadrilha no julgamento do mensalão, o ex-ministro  da Casa Civil, José Dirceu (foto abaixo), afirmou nesta quinta-feira, ao desembarcar em Teresina, onde irá conversar com petistas sobre a conjuntura nacional, que vai recorrer da decisão do STF no Tribunal Internacional Penal, em San José da Costa Rica, e na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA.
Em outra frente, Dirceu disse que seu advogado irá apresentar embargos ao Supremo dentro do prazo estipulado inicialmente pela Corte. Anteriormente o prazo era de cinco dias após a publicação do acórdão, mas o STF aumentou para 10 dias o prazo para a apresentação de recursos dos réus.
- O Supremo tomou uma decisão e nos dá cinco dias. A maioria dos ministros entendeu que os pleitos dos réus estava dentro da lei e era cabível. Vou para as cortes internacionais após os julgamentos e do transitado em julgado. Nós temos esse direito, o Brasil assinou a convenção que nós dá o direito da dupla jurisdição. Ninguém no Brasil pode ser condenado em uma instância só. Está na Constituição.
Segundo ele, o julgamento ainda não terminou:
- A história desse julgamento ainda não terminou. Ela tem que ser recontada, porque a tese principal foi a de que houve compra de votos dos parlamentares, mas não há provas. Não houve compra de votos dos parlamentares. Os recursos eram para a campanha eleitoral. A outra tese era de que houve crime de peculato e que foi desviado dinheiro de recursos públicos para a compra de votos. Nem foi desviado dinheiro público.(Efrém Ribeiro, O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário