sábado, 20 de abril de 2013

Comissário de polícia conta como suspeito de atentado foi encontrado


O comissário de polícia de Boston, Edward Davis, fala à imprensa. À sua direita, de paletó escuro, o governador de Massachusetts, Deval Patrick (Foto: Matt Rourke/AP)
O comissário de polícia de Boston, Edward Davis, descreveu para os jornalistas em Watertown, na região metropolitana de Boston, os momentos finais da megaoperação que levou à prisão de Djokhar Tsarnaev, de 19 anos. Djokhar e seu irmão, Tamerlan, morto na noite de quinta-feira (18), são suspeitos do atentado que matou três pessoas e feriu mais de uma centena na Maratona de Boston, na segunda-feira (15).
Segundo Davis, um morador ligou para a polícia Watertown logo após as autoridades terem declarado à imprensa que não haviam prendido o suspeito, por volta das 18h30 no horário local (19h30 em Brasília). Esse morador não havia deixado sua casa durante todo o dia e apenas saiu depois de a polícia suspender o toque de recolher – sob a ressalva de que era um momento perigoso para ir à rua. "Ele viu sangue no barco em seu quintal. Ele levantou a lona e viu um homem coberto de sangue, recuou e nos chamou", disse Davis. Policiais e agentes do FBI foram ao local e, por cerca de uma hora, trocaram tiros com o suspeitos, de acordo com o comissário. E, por fim, um negociador do FBI "levou o suspeito", disse Davis. 
Imagem capturada de vídeo mostra Djokhar Tsarnaev, suspeito do atentado na Maratona de Boston, sendo removido em uma ambulância após ser preso pela polícia (Foto: Robert Ray/AP)
Na mesma entrevista das autoridades à imprensa, o governador de Massachusetts, Deval Patrick, agradeceu às forças policiais que atuaram nessa operação e à população por ter sido "prestativa e paciente". A promotora federal para a região de Massachusetts, Carmen Ortiz, também disse estar extremamente grata. "Nesta noite, poderemos dormir um pouco melhor", afirmou. Carmen, disse porém, que o trabalho dela e de sua equipe está apenas começando, para que se determine exatamente o que aconteceu nesta semana. 
O prefeito de Boston, Thomas M. Menino, também se disse grato, assim como Richard DesLauriers, agente especial do FBI. O policial agradeceu à imprensa pela ajuda em divulgar as imagens dos dois suspeitos do atentado. As fotos foram apresentadas pela polícia na noite de quinta-feira, ainda sem a identificação dos irmãos Tsarnaev. Em poucas horas, surgiram pistas que levaram à mobilização sem precedentes que se viu na região de Boston.
Com o fim do cerco, a população saiu de casa, transformando o cenário de tensão e ruas vazias (ocupadas apenas pelos carros da polícia e da imprensa) em celebração, com gritos e aplausos àqueles que trabalharam na megaoperação. 
Policial diante da multidão que celebra, na noite desta sexta-feira, o fim da operação para prender os suspeitos do atentando na Maratona de Boston (Foto: Julio Cortez/AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário