sexta-feira, 12 de abril de 2013

CARDOZO: PF TEM AUTONOMIA PARA INVESTIGAR LULA


: 247 - Ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo (PT) garantiu nesta quinta-feira que a Polícia Federal tem autonomia para investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do mensalão. A Procuradoria da República no Distrito Federal pediu abertura de inquérito para investigar a suposta relação de Lula com o esquema, denunciada pelo empresário Marcos Valério, condenado à prisão no julgamento da Ação Penal 470.
Segundo Cardozo, a PF é "republicana" e não está submetida a "nenhum tipo de interferência, de qualquer natureza". "A PF está apta a investigar quaisquer dos crimes que estão na sua competência", respondeu o ministro quando questionado sobre o assunto, antes de participar de um debate sobre Segurança Pública na Assembleia Legislativa de São Paulo, na tarde desta quinta.
O ministro negou ainda lobby na escolha de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), usando o mesmo termo ("republicana") para se referir à forma como as indicações são feitas. "O governo sempre escolheu os ministros de forma absolutamente transparente e criteriosa e isso continua", disse. "Garanto que na escolha de nenhum ministro houve qualquer tipo de conversa que não fosse embasada pela ética ou pelo critério republicano", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário