sexta-feira, 12 de abril de 2013

Avião-tanque sobrevoa serra e controla incêndio no norte da Bahia


Avião-tanque sobrevoa serra e controla incêndio no norte da Bahia
Um avião-tanque do modelo air-tractor, especialzado no combate a incêndios, sobrevoou a zona rural de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, na manhã de sábado (6), na tentativa de conter o fogo que consome a Serra de Nossa Senhora Sant'anna, localizada entre os distritos de Estiva e Carraíchel, há mais de uma semana, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
A aeronave saiu do Rio Grande do Sul para ajudar no combate às chamas e fez quatro voos pela manhã. Em cada decolagem, foram despejados três mil litros de água na área atingida. Três dos quatro focos do fogo já foram controlados, sendo que o último deve ser apagado no domingo (7), disseram os bombeiros.
O incêndio ocupa área maior que 100 campos de futebol, estimou a Secretaria de Meio Ambiente da cidade. De acordo com o sargento Marcelo Diniz, as chamas, que estavam a princípio no distrito de Carrapichel, se deslocaram em direção às localidades de Mulungu e poderiam alcançar cidades como Jaguariri e Campo Formoso. "Não temos como precisar, mas as estimativas apontam que a área consumida pelas chamas já chega aos 1.100 hectares, área maior que a de 100 campos de futebol", afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Augusto.
Fogo
O incêndio atinge a Serra de Nossa Senhora Sant'anna, em Carrapichel, distrito de Senhor do Bonfim, a 374 km de Salvador, desde a madrugada de quinta-feira (28). O sargento do Corpo de Bombeiros, Marcelo Diniz, relatou que o órgão só foi informado sobre o problema na manhã de sábado (30).
"Só tomamos conhecimento do ocorrido pela manhã. Há muita fumaça, mas boa parte do fogo já foi controlado. A serra fica em lugar de difícil acesso. Temos cinco homens trabalhando, mas já pedimos reforço à equipe de Juazeiro", disse. Nenhuma casa foi atingidada e nenhuma pessoa ficou ferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário