quarta-feira, 17 de abril de 2013

9 câmaras de vereadores participam de sessão especial sobre a UFESBA


Nove Câmaras de Vereadores de municípios do sul da Bahia vão realizar na manhã da próxima sexta-feira, dia 19, em Buerarema, uma Sessão Especial conjunta para discutir o projeto de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia. O encontro está previsto para às 09 horas, no plenário do Legislativo daquela cidade.
A proposta é dos vereadores Elinho Almeida, Gildásio Gonzaga e Wagner Moto Táxi, de Buerarema, e conta com apoio de parlamentares e prefeitos de Buerarema, Santa Luzia, Arataca, Mascote, Jussari, Camacã, Pau Brasil, São José da Vitória e Itabuna. “Nós queremos as Câmaras e a comunidade regional participando do processo de criação da nossa Universidade Federal”, disse Elinho Almeida.
“Há mais de 40 anos a região alimenta o sonho de sediar uma universidade e agora é o momento da gente participar desse processo. As nossas lideranças políticas e empresariais têm que se articular junto à bancada baiana no Congresso, aos deputados estaduais, ao governador Wagner e aos membros da Comissão do Ministério da Educação para que o campus seja construído numa área que beneficie um maior numero de municípios”, acrescentou.
O projeto que cria a Universidade Federal do Sul da Bahia está tramitando no Senado. Na manhã desta quarta-feira, dia 17, será apreciado nas comissões de Educação e de Constituição e Justiça. Na primeira, a relatoria será da senadora Lídice da Mata; na segunda, de Walter Pinheiro. Caso seja aprovado, submetido à sanção da presidente Dilma Rousseff e começará a funcionar em 2014.
Para a Sessão Especial desta sexta-feira, dia 19, foram convidados os deputados federais Geraldo Simões, Josias Gomes, Daniel Almeida, Alice Portugal e Jânio Natal; o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo, e os deputados estaduais Augusto Castro, Coronel Gilberto Santana, Pedro Tavares, Ângela Souza, Bruno Reis, Timóteo Brito e Ronaldo Carletto.
Os vereadores Elinho Almeida e Gildásio Gonzaga afirmam que os prefeitos Guima Barreto (Buerarema), Valnio Muniz (Jussari), Washington Santana (Mascote), Guilherme (Santa Luzia), Dute (São José da Vitória), Ferlur (Arataca), Ângela Castro (Camacã) e Vane Leite (Itabuna) vão participar da sessão, que terá a presença de secretários municipais de Educação, de representantes do Grupo de Ação Comunitária-GAC e das professoras Dinalva Melo e Joana Guimarães, membros da Comissão do Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário