quarta-feira, 29 de junho de 2011

BRASIL RICO DE BRASILEIROS POBRES E GOVERNO MILIONÁRIO



Muitas coisas faltam no Brasil para que ele cresça diante do mundo, mas sem saúde e sem educação dificilmente alcançará o lugar que ambiciona no planeta. O resultado obtido no ensino, em nosso País, vem do baixo índice de investimentos na rede pública nesse setor. Os prédios são mal- conservados; faltam professores; os recursos didáticos são pobres, os salários baixos; ocorrem constantes greves e violência dentro das escolas, entre muitos outros. Disso tudo resulta o mau aproveitamento dos alunos e consequentemente uma deficiente formação. A sociedade civil luta por uma educação pública de qualidade para o povo, mas será que isso nunca atravessará o nível da esperança e dos sonhos! Para se obter uma boa qualidade no setor é necessária a formação de professores, estimulados por uma compensadora remuneração, além de profissionalmente habilitados e socialmente reconhecidos na sua missão educadora. Não poderá ser atraído somente pelo lado vocacional, obrigado a ser respaldado por outro meio de vida, com os salários ridículos que lhe oferecem. A legislação deve oferecer um apoio na sua função educacional, diante das ameaças que, às vezes, lhes acarreta lidar com certos alunos e seus genitores cuja formação familiar, no mundo de hoje, é frouxa e equivocada. Quanto à saúde, é outro setor que não merece a devida atenção dos governos. Falta sempre dinheiro e, sobretudo é uma falha de gestão. E, digo mais, é a falta de honestidade. Criou-se um imposto sobre movimentação financeira, mas logo foi desviado para outros setores inconfessáveis e a saúde continuou com suas falhas imperdoáveis! O SUS mal-administrado, com desvios para assistências de outros planos oligárquicos e que constam como privados, com o crescimento constante da população, recebe, dos recursos públicos, uma ninharia. Se comparado com o que gastam outros países com a saúde em valor per capita, são irrisórios. O governo se gaba de sua situação econômica, mas destinou à saúde do povo, segundo dados de 2009, apenas 4% do PIB. É muito pouco! As pessoas que possuem uma condição financeira melhor procuram planos de saúde ou o sistema privado, pois a saúde pública se encontra num estado crítico: hospitais superlotados, falta de medicamentos, funcionários em greve, filas para atendimentos intermináveis. São dois temas cruciantes em nosso País a saúde e a educação. A importância que os governos atualmente lhes dão, é alarmante! No entanto, no chamado Primeiro Mundo, são setores que merecem a maior atenção. Sabem que para conseguir prosperidade têm que cuidar, com toda atenção, desses dois itens sociais. Povo saudável e educado traz glória à Nação.

UBALDO ENTROU NA BRIGA PELA SUCESSÃO DO CAPITÃO

Aumentaram consideravelmente nos últimos dias as especulações a respeito das candidaturas ao cargo de prefeito de Itabuna nas eleições de 2012. Restando ainda 16 meses para o pleito, muitos políticos já se articulam em seus partidos e frentes em busca de apoio de correligionários para concorrer à vaga de chefe do Executivo municipal. É importante que seja feito esse planejamento por parte dos aspirantes ao cargo. No entanto, é mais relevante ainda que esses pré-candidatos apresentem projetos concretos e viáveis. Outro fator é essencial é que os postulantes estejam bem próximos das comunidades, sobretudo das mais necessitadas, para que realmente saibam os problemas de cada bairro da cidade. O mais recente candidato a se manifestar interessado em suceder o Capitão Azevedo, é o ex-prefeito Ubaldo Dantas, do PMDB, que já tinha João Xavier como seu mais afoito postulante ao cargo majoritário. Mais há partidos com mais de dois pré-candidatos (PC do B) e existe concorrente sem nenhuma filiação partidária (Leninha). Por outro lado, o cidadão também deve estar atento aos “pseudossalvadores da pátria” e não acreditar em propostas mirabolantes, bem como manter distância daqueles que se dizem amigos e tentam ganhar o voto do cidadão doando telhas, caixa d’água e produtos do tipo. A população quer projetos que garantam a melhoria da qualidade de vida de todos.


Caixa Econômica é acusada de ato racista

Caso será julgado pela Justiça do Trabalho
Caso será julgado pela Justiça do Trabalho
De acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), é competência da Justiça do Trabalho processar e julgar ação de indenização na qual tanto a Caixa Econômica Federal (CEF) quanto uma cliente da instituição são acusadas de praticar racismo contra uma funcionária do banco. A empregada, prestadora de serviços, supostamente foi agredida verbalmente ao tentar fazer a organização do atendimento bancário da agência de Pirassununga, em São Paulo

Municípios baianos podem ficar sem repasse do Ministério da Saúde

Prefeita de Floresta Azul, Secretário de Saúde da Bahia e Secretaria de Saúde de Floresta Azul.
  


Por Bahia Notícias
Dezessete municípios baianos podem ficar sem receber recursos do Ministério da Saúde (MS) se não regularizarem seus CNPJs junto à Receita Federal até esta quinta-feira (30). A partir de julho, os repasses federais só serão feitos às prefeituras que estiverem com a situação em dia. Para evitar a interrupção no atendimento à população, as verbas do MS serão enviadas aos fundos estaduais, que ficarão responsáveis pela administração dos serviços nestas cidades. As regras foram acordadas há dois anos entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems). Até agora, 261 cidades brasileiras ainda não se adequaram ao funcionamento dos fundos de saúde, que precisam ter um número de CNPJ específico. Na Bahia, os municípios irregulares são: Madre de Deus, Itaparica, Ibicuí, Aurelino Leal, Barro Preto, América Dourada, Caatiba, Caldeirão Grande, Catolândia, Ipecaetá, Macururé, Malhada de Pedras, Nova Soure, Oliveira dos Brejinhos, Pedro Alexandre,Floresta Azul, Pintadas e Tanhaçu.
Fonte: Bahia Noticias 

Psol lança candidato



Apesar da popularidade alcançada por Hilton Coelho nas eleições municipais de 2008, quem deverá encabeçar a chapa do PSOL na disputa pela Prefeitura de Salvador em 2012 será Marcos Mendes, que tentou o Governo do Estado no ano passado. Faltando mais de um ano para a disputa, Mendes já começa pensar em coligações com o PCB e o PSTU, para formar o que chama de “Frente de Esquerda Socialista”. "Queremos apresentar uma opção socialista e ambientalmente sustentável para a maior capital negra fora da África", afirmou, em nota. Na marcha ao 2 de Julho, no sábado, o PSOL deverá anunciar ainda a filiação da esposa do ex-deputado federal Luiz Bassuma, Rose Bassuma.

Fim da Coligações



A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje, por maioria de votos, a proposta de emenda constitucional (PEC) que acaba com as coligações eleitorais nas eleições proporcionais (vereadores, deputados estaduais e federais). A PEC integra o conjunto de propostas da Comissão de Reforma Política do Senado. Para efetivar a nova regra, a PEC ainda precisa passar pelo plenário do Senado e pela Câmara.


As coligações partidárias serão permitidas, entretanto, nas eleições majoritárias (presidente da República, governadores, senadores e prefeitos). Em defesa do fim das coligações nas eleições proporcionais, o relator da matéria, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), argumentou que esse modelo de alianças, em geral, "constituem uniões passageiras, estabelecidas durante o período eleitoral por mera conveniência, sem qualquer afinidade entre os partidos coligados no tocante ao programa de governo ou ideologia".


Ainda segundo Raupp, essas coligações "objetivam, sobretudo, aumentar o tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão de partidos maiores e viabilizar a conquista de um maior número de cadeiras nas Casas Legislativas por partidos menores". Para o relator, o fim das coligações nas eleições proporcionais permitirá que o eleitor identifique o "ideário político de cada candidato" e que sejam eleitos representantes comprometidos com os programas partidários, contribuindo para o fortalecimento dos partidos políticos.


A CCJ rejeitou o voto em separado do senador Inácio Arruda (PcdoB-CE), que suscitou a inconstitucionalidade da matéria, sob o argumento de que o fim das coligações nas eleições proporcionais vai na contramão do princípio constitucional que garante a pluralidade de partidos políticos. "O fim das coligações fere o direito de associação entre os partidos", criticou Arruda.

Eleições 2012 serão realizadas em 7 e 28 de outubro



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na noite de ontem o calendário referente às eleições municipais de 2012. No próximo ano, os eleitores vão eleger, em mais de 5,5 mil municípios brasileiros, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos dias 7 de outubro, em primeiro turno, e 28 de outubro, se houver a necessidade de segundo turno. 

Os partidos que quiserem participar das eleições devem obter o registro no TSE até o dia 7 de outubro deste ano. O prazo é o mesmo para os candidatos que pretendem concorrer estarem com sua filiação partidária regularizada e terem como domicílio eleitoral a circunscrição na qual pretendem disputar mandato eletivo.

Em 9 de maio termina o prazo para que o eleitor possa requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Neste mesmo dia termina o prazo para que o eleitor com deficiência ou com mobilidade reduzida peça transferência para uma seção eleitoral especial.

Os registros dos candidatos podem ser feitos, pelos partidos ou coligações, até o dia 5 de julho  de 2012. No dia seguinte, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.

A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV começa no dia 21 de agosto, uma terça-feira, e se encerra no dia 4 de outubro, três dias antes da realização do pleito. Na mesma data se encerra o prazo para propaganda mediante reuniões públicas ou comícios e também para realização de debates nas rádios e nas TVs. No dia 5 se encerra o prazo para divulgação de propaganda paga em jornal impresso e no dia 6, acaba o prazo para propaganda mediante alto-falantes ou amplificadores de som, bem como para distribuição de material gráfico epromoção de carreatas.

Shaolin já segue algumas pessoas com os olhos

 

   O humorista Shaolin apresentou uma melhora significativa: ele segue algumas pessoas com os olhos. A informação foi passada pelo irmão do artista, Ricardo Santos, que conversou com a reportagem nesta segunda-feira (27). Em casa desde o dia 15 deste mês, Shaolin permanece “em estado mínimo de consciência e clinicamente estável”, quadro em que deixou o hospital. 
         - Não é sempre e nem com todo mundo, mas agora ele segue algumas pessoas com os olhos. Ele não fazia isso e os médicos disseram que é uma melhora muito importante. 
          A rotina do humorista se limita aos atendimentos médicos realizados na própria casa de Shaolin. O empresário dele, Alessandro Bonfim, disse que toda a equipe médica vai até a casa do artista, que fica em Campina Grande, na Paraíba.

Papa Bento XVI usa o Twitter pela primeira vez

Papa Bento VXI orando para os fiéis na Praça São Pedro Foto: Reuters
    O Papa Bento XVI publicou o primeiro tweet nesta terça-feira para lançar o portal de notícias do Vaticano (www.news.va). Ele escreveu: “Queridos amigos, eu acabei de lançar o news.va. Louvado seja o nosso senhor Jesus Cristo! Com minhas preces e bençãos. Bento XVI”.
       A mensagem foi enviada pela conta do Vaticano no Twitter, que possui 11.505 seguidores, mas não segue ninguém. Segundo porta-voz do Vaticano, a mensagem foi publiada pelo próprio Papa, e não por assessores. Nesta quarta-feira, o Papa comemora 60 anos da ordenação para sacerdote.

Myrian Rios repete pedido de desculpa a gays

A apresentadora Myrian Rios concorre ao cargo de deputada estadual pelo PDT do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação
Myrian Rios foi eleita para a Assembleia do Rio de Janeiro

Gabriel Macieira
Direto do Rio de Janeiro
  Envolvida recentemente em uma polêmica por ter insinuado que uma babá gay poderia praticar pedofilia contra suas filhas, a atriz e deputada estadual Myrian Rios (PDT) se desculpou novamente nesta terça-feira. Por cerca de dois minutos, Myrian repetiu, no Plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), as desculpas enviadas ontem a noite por meio de uma nota, reafirmando que jamais teve a intenção de igualar pedófilos a homossexuais.
     "Sempre prezei pelo respeito, misericórdia e perdão. Deus ama todas as pessoas, independente do que elas são. Não sou preconceituosa e não discrimino. Eu repudio veementemente o pedófilo e jamais tive a intenção de igualar esse criminoso com a homossexualidade", afirmou a deputada.
     Myriam, que é contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 23, que acrescenta a orientação sexual às formas de discriminação puníveis no Estado, deixou a sessão sem ser questionada pelos parlamentares. Em um vídeo que foi postado na internet na última sexta-feira, a deputada afirma que não é preconceituosa, mas argumenta: "Digamos que eu tenha duas meninas em casa e contrate uma babá que mostra que sua orientação sexual é ser lésbica. Se a minha orientação sexual for contrária e eu quiser demiti-la, eu não posso. O direito que a babá tem de querer ser lésbica é o mesmo que eu tenho de não querer ela na minha casa. Vou ter que manter a babá em casa e sabe Deus até se ela não vai cometer pedofilia contra elas. E eu não vou poder fazer nada", diz no vídeo.
        Hoje, sem sessão na Alerj, a deputada diz que tem parentes e amigos homossexuais e que "não deixa de amá-los como seres humanos e filhos de Deus". Myriam afirmou ainda que repudia e condena a violência e agressão que os gays sofrem e concluiu repetindo o que já havia afirmado em nota: "votei contra a PEC 23 por minhas convicções. Não contra este ou aquele seguimento de determinada orientação sexual". 

Festa de São Pedro em Ibicaraí

Texto: Antônio Lima
   A Bahia como todo o nordeste do Brasil, depois do São João, se prepara agora para a Festa de São Pedro, comemoração que faz parte da programação junina em diversos municípios baianos. Com atrações variadas, ela vai acontecer entre os dias 28 de junho e três de julho. 
       Na cidade de Ibicaraí, este ano a festa que conta com patrocínio da Prefeitura municipal e organização de Renivaldo Jose da Rocha (Tulinha da Caixa), vai acontecer de 1° a três de julho, na Avenida São Vicente de Paula, nas proximidades do posto de saúde do Bairro do Caxingo, e tem na programação shows de bandas com apresentações de quadrilhas juninas, e varias atrações individuais de cantores consagrados a nível regional. 

01/07 (sexta) 
21:00hs.= Fabíola 

23:00hs.= Xamego A Mais 

01:00hs.= Mário Aguiar 
02/07 (Sábado) 

20:00hs.= Xilevada 

22:00hs.= Oliverio Leal 

00:00hs.= Edu Forró 

02:00hs.= Robertinho do Forró 

04:00hs.= Marquinhos dos Teclados 
03/07 (Domingo) 

18:00hs.= Apresentação de quadrilhas juninas 

20:00hs.= Allan Jhones 

22:00hs.= Fascinação do Forró 

00:00hs.= Carlota Joaquina 

Mulher Melancia é capa da revista 'Sexy' de julho

Foto: Alex Korolkovas/Sexy/Divulgação

  Andressa Soares, a Mulher Melancia, foi a beldade escolhida para estampar a capa da edição de julho da revista Sexy. Em um ensaio para lá de ousado, a morena colocou ênfase em poses que dão destaque ao que a tornou famosa: o bumbum. "É meu ensaio mais ousado", declarou.
      Na entrevista para a revista, a funkeira falou ainda de sua participação em A Fazenda 3 e sobre fãs enlouquecidos rasgando sua roupa em shows.  

Fonte:
http://diversao.terra.com.br/gente/noticias/0,,OI5196573-EI13419,00-Mulher+Melancia+e+capa+da+revista+Sexy+de+julho+veja+fotos.html

Antecipação do 13º aos aposentados será em agosto, diz ministro




    O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, confirmou hoje (28), que a antecipação de metade do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será paga em agosto.
Com isso, o governo dará prosseguimento ao acordo que vigorou durante o governo Lula.
             O ministro ponderou que ainda não foi fechado o novo entendimento com representantes sindicais dos aposentados, do qual depende decreto presidencial para garantir a antecipação nos próximos anos. “Ainda não chegamos a um acordo para uma política de antecipação do 13º nos próximos anos”, informou ele. (leia na Folha).

Rapaz é enterrado pela família e reaparece após 24 horas na porta de casa

  Um rapaz de 20 anos, morador de Londrina (380 km de Curitiba), norte do Paraná, foi dado como morto pela família, que identificou como sendo dele o corpo de outro jovem e o sepultou.
Um dia depois do funeral, a confusão começou a ser esclarecida, quando André Pereira da Silva, que estava fora de casa havia duas semanas, apareceu de volta.
Toda a confusão começou quando, na semana passada, um andarilho foi encontrado morto em um terreno baldio.
    Como André estava “sumido”, sem paradeiro conhecido já fazia alguns dias, a polícia considerou a possibilidade de o corpo encontrado ser do rapaz.
Chamado ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer o reconhecimento, o pai de André, Luiz da Silva, foi e atestou que aquele era mesmo o cadáver do filho. E foram tomadas as providências para o velório e o enterro.
       Segundo a polícia, o corpo apresentava um profundo traumatismo na cabeça, o que pode ter confundido a família na hora da identificação. Policiais informaram que agora vão tentar identificar quem é o rapaz morto que acabou sendo enterrado como André, que continua vivo.

Ariadna termina o namoro e explica porque!


Foram quase quatro meses de namoro e chegou ao fim o relacionamento entre Ariadna e o goleiro de futebol Pablo Meliga. Na segunda-feira, 27, a ex-BBB contou que apesar da separação, ambos continuam amigos e que não ficou qualquer tipo de mágoa entre eles.
"Tivemos que terminar principalmente por causa da minha agenda de trabalho. Ele não conseguia me acompanhar em tudo e isso acabou desgastando naturalmente. Não brigamos e nem guardamos mágoas um do outro. Continuamos amigos e isso é o mais importante. ", declarou..
Ariadna conheceu Pablo durante uma festa na casa de um amigo em comum e declarou na época que havia sido amor a primeira vista. O fato da ex-BBB ser uma transexual, também não interferiu no relacionamento deles: "Não tem o menor problema dela ser operada, mas sou ciumento. Um pouco só", disse Pablo com muito bom humor na festa de aniversário da Ariadna. (Estraído do blog Elogios ou Não).

Gestores temem custo de novo piso para policiais

Governadores temem os custos da eventual aprovação da emenda constitucional que cria um piso salarial para policiais e bombeiros em todo o país. Em Pernambuco, o governo de Eduardo Campos (PSB) disse que só irá concordar com a emenda se o governo federalpagar a diferença salarial. O secretário de Imprensa, Evaldo Costa, alegou que os governadores não podem ter aumento de despesas sem ter receita para cobrir o custo. 
O governo Jaques Wagner, da Bahia, estimou que a aprovação da PEC terá impacto anual superior a R$ 1 bilhão nas contas do Estado e tornará impossível o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. O governador do Rio  Grande do Sul, Tarso Genro (PT), apoiou a discussão, mas disse que a emenda trará um problema financeiro ao Estado. O Rio Grande do Sul paga um dos salários mais baixos do país a policiais, R$ 1.100.

Rede estadual terá mais 3,2 mil novos professores



A rede estadual de educação ganhou ontem (terça-feira, 28), um reforço importante. Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a lista de candidatos classificados e a homologação do concurso para professores da rede, que teve provas realizadas em janeiro. Dentro de 30 dias, os 3,2 mil classificados para o cargo de Professor Padrão Grau I devem assumir as salas de aula. Hoje, as escolas estaduais da Bahia contam com 37 mil professores efetivos que lecionam para mais de 1, 142 milhão de alunos. 
Ao todo, foram classificados 5.003 candidatos, mas apenas 3,2 mil foram convocados de imediato e devem passar agora pelas etapas de entrega de documentos, avaliação médica e uma rápida capacitação, processo deve levar cerca de 30 dias, de acordo com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Os 1.803 candidatos restantes formarão um cadastro reserva e serão convocados mediante necessidade e de acordo com edital do concurso.

Governo determina metas de atendimento para SUS


O governo federal determinará, pela primeira vez na história, indicadores de atendimento para a área de saúde e punirá ou premiará quem não cumprir as metas. O decreto presidencial publicado nesta quarta-feira (29), no Diário Oficial da União, cria um marco para o Sistema Único de Saúde (SUS) e define obrigações para estados e municípios. O governo já começou a mapear quais os serviços de saúde oferecidos no país, que será dividido em 500 regiões, agrupadas com base na semelhança de condições econômicas e sociais. A partir dessas informações, o Ministério da Saúde definirá metas de atendimento específicas, de acordo com a realidade local. Atualmente, existem apenas objetivos gerais demarcados a cada quatro anos pelo Plano Nacional de Saúde, sem qualquer tipo de monitoramento ou punição. Agora, municípios e estados mais eficientes poderão ganhar até o dobro de recursos, já quem não atender aos indicadores poderá, em último caso, ter a verba bloqueada. Informações do jornal Folha de S. Paulo.

Ex-senadora Marina deverá criar novo partido político


Em crise com a direção nacional do PV, a ex-senadora Marina Silva planejaria anunciar na próxima semana a sua saída do partido e a criação de uma nova legenda.
Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, a intenção é reunir verdes e simpatizantes em um movimento político baseado na internet antes de articular a criação de outra sigla para disputar o Planalto em 2014. A novidade deverá ser divulgada no próximo dia 6, em ato público em São Paulo ou Brasília.

Professores de Floresta Azul, poderão entra em greve novamente


Segundo informações, a APLB-sindicato dos professores de Floresta Azul que se reuniram nesta manhã de quarta feira, dia de São Pedro,  eles votaram a ficar em greve na próxima quarta feira dia 06 de julho, pegando carona no dia da parada nacional que acontece no mesmo dia. Caso a senhora prefeita não atenda a reivindicação que os mesmo a dois anos, ao aumento salarial. A greve pondera se estender em tempo indeterminado.  
Senhora Prefeita, acordo lembre-se que sua eleição so foi possível devido a esta classe que confiava em uma educação de qualidade e com o respeito as seu  salários.   

O nosso Blogger volta com tudo


Depois de uma semana de folga, o blogger  opnião sul volta com tudo. O nosso blogger parou por uma semana, depois que o editor chefe deu ao seu grupo uma semana para curtir o são joão.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

ACM Neto lança Zito Barbosa à prefeitura de Barreiras


O deputado ACM Neto (DEM) lançou a pré-candidatura do prefeito de São Desidério, Zito Barbosa, à prefeitura de Barreiras nas eleições do ano que vem. O lançamento, que aconteceu em caráter informal, foi feito durante a festa de aniversário do gestor, que aconteceu no último dia 9, no restaurante Cais e Porto, em Barreiras. O evento, surpresa, foi organizado pelo deputado estadual Herbert Barbosa (DEM), irmão de Zito. Os deputados estaduais Bruno Reis (PRP) e Elmar Nascimento (PR) também compareceram.
"Zito foi testado e aprovado como prefeito de São Desidério. Administrar aquele município serviu para lapidá-lo e prepará-lo para voos mais altos. Ele passou neste vestibular e está pronto para administrar Barreiras", afirmou Neto, que recebeu o apoio do prefeito nas eleições do ano passado na região Oeste.

Vereador quer abrir CPI para investigar prefeito de Camaçari

Elinaldo diz que Caetano desviou dinheiro
No exercício de seu papel de fiscalizador do Poder Executivo, o vereador Elinaldo (DEM) deu entrada em um requerimento, durante a sessão da última terça-feira, que solicita à Câmara Municipal de Camaçari a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para fiscalizar os desvios de dinheiro público ocorridos no governo do prefeito Luiz Caetano (PT) desde 2005. Elinaldo considerou as denúncias feitas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ao prefeito como gravíssimas.
De acordo com o TCM, o prefeito utilizou recursos públicos para fazer propaganda pessoal, e terá que devolver mais de R$2 milhões aos cofres públicos. “Desde que fui eleito tive esse compromisso. A fiscalização dos gastos no Executivo é o nosso papel e eu fui eleito para isso. O Tribunal de Contas diz que o prefeito está ferindo com a moralidade pública e atentando contra a lei, e a gente não pode fechar os olhos para isso”, disse o edil .Ao falar na tribuna, Elinaldo destacou às notificações do TCM contra o prefeito Caetano. “O Tribunal de Contas já multou o prefeito Luiz Caetano em mais de R$90 mil reais por desvio do dinheiro público. Ordenou ao mesmo que devolvesse aos cofres públicos mais de R$3 milhões. Foi o dinheiro do povo de Camaçari que o prefeito desviou”.
Elinaldo destacou ainda que a quantia apontada pelo TCM como desviada seria suficiente para investimentos nos principais setores da vida pública. “O povo precisa de uma saúde de qualidade, de mais investimento na educação. Temos que tomar conta do nosso povo. Dinheiro que daria para construir uma maternidade, que a nossa cidade tanto precisa”, salientou.
Ao terminar seu discurso, o vereador pediu aos colegas apoio para a aprovação do requerimento. “Só precisamos de mais dois votos para aprovação do requerimento. Precisamos montar nesta casa uma comissão para investigar esses desvios que vem acontecendo com o dinheiro público e eu conto com o apoio de todos”, destacou. Informações do blog Camaçari Urgente.


No dia 1° de julho, o deputado ACM Neto (DEM) vai participar de um debate com o deputado Nelson Pelegrino (PT) na rádio Bahia FM. O debate vai acontecer no programa Fala Bahia, comandado por Emmerson José, a partir das 18h, e terá cobertura do jornal Correio. Neto e Pelegrino tratarão de assuntos locais e nacionais. 

TCU aponta descontrole em benefícios fiscais


Auditorias do TCU (Tribunal de Contas da União) apontam que os benefícios fiscais oferecidos pelo governo cresceram sem controle adequado em 2010, informa reportagem de publicada na Folha de S. Paulo desta segunda-feira.
Ao todo, os cofres do Tesouro Nacional deixaram de receber R$144 bilhões no ano passado em receitas tributárias, previdenciárias e financeiras, segundo dados do Poder Executivo analisados pelo tribunal.
As renúncias fiscais são oficialmente explicadas pela necessidade de estimular setores da produção nacional, reduzir desigualdades regionais ou favorecer segmentos sociais mais vulneráveis.
Embora não haja informações completas, os dados tributários e previdenciários mostram alta - acima da taxa de crescimento da economia - dos incentivos nos últimos quatro anos.
Enquanto o governo Lula estabelecia como prioridade a aceleração do crescimento da economia, a renúncia de receitas do Tesouro e da Previdência aumentou 32% acima da inflação entre 2006 e 2010 e passou de 3,3% para 3,4% do PIB.

FHC DIZ QUE LULA DEVE TER “ALGUM PROBLEMA PSICOLÓGICO”

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que completa 80 anos neste sábado (18), afirmou em entrevista ao jornal “Correio Braziliense” que não sente mágoa do também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que se dá bem com o petista quando se encontram. Mas, segundo o tucano, a relação entre os dois não é mais civilizada porque Lula “tem dificuldade em fazer gestos” com ele. Lula não se manifestou a respeito do aniversário de 80 anos de FHC, que ganhou um site especial para a ocasião e recebeu, inclusive, uma carta elogiosa da presidente Dilma Rousseff. Ao jornal, o tucano afirmou que não acha estranho a falta de comunicação com o rival político. “Ele nunca me ligou por aniversário algum. O Lula e eu, quando estamos juntos, nos damos bem. Agora, ele deve ter algum problema psicológico, tem dificuldade em fazer gestos comigo.” Ele garantiu não estar magoado, mas lamentou a situação. “Não é que me doa. Mas, do ponto de vista do Brasil, ex-presidente é bom que tenha uma relação civilizada. Infelizmente, não pude ter uma relação mais civilizada com o Lula”, disse. Para FHC, porém, a manifestação de Dilma sobre seus 80 anos não é uma demonstração de que ela deseja brigar com seu antecessor e aliado. “Acho que ela entendeu que era melhor a distensão do que um clima crispado. Mas acho que para aí. Não acho que ela queira brigar com Lula.” Na entrevista, o ex-presidente também afirmou que a guerra entre o PSDB e o PT –a quem chamou de “rei da infâmia”– é falsa e baseia-se essencialmente na disputa pelo poder. Para ele, vários dos projetos de governo das duas legendas são parecidos, tanto do ponto de vista empresarial quanto o social. “O que discrepa [entre os dois partidos]? O PT mantém uma certa visão de partido, Estado e sociedade que é diferente do PSDB. O PT ainda acredita que o melhor para o país é que um partido, eles, ocupe o Estado e que o Estado mude a sociedade. O PSDB não vai nessa direção. É mais republicano, no sentido de separar mais”, disse o tucano.


Cai Alfdedo Melo

QUEM SOU EU


Tem cachorro que chora ao perder o osso e criança que se desespera ao tirar-lhe o pirulito. Estas situações são características à circunstancia a que está submetido Alfredo Melo, ao ressentir sua exoneração da presidência da Empresa Municipal de Água e Saneamento-Emasa. Com a perda do cargo, ele deixou de ganhar um salário mensal de mais de nove mil reais. E isto significa que ele terá que se adaptar a ganhos muito inferiores ao seu até então ordenado de marajá. É provável que mestre de obras lhe supere à renda, pois como engenheiro sua performance é inexpressiva. E não haverá mais maçonaria e nem presidência de partido, que lhe facilitarão voltar a ser marajá em Itabuna. Entretanto, a despeito de perdas dele e ganhos da Emasa, com seu defenestro do cargo, a sociedade se sente aliada, pois não estava mais suportando sua inabilidade e corrupção, cujas conseqüências prejudicavam a vida do povo itabunense, com esburacamento das ruas onde canos de esgoto e de água estouravam, água faltava constantemente e as contas extrapolavam os limites da decência. Alfredo Melo faliu a Emasa e a maculou com descrédito entre servidores, fornecedores e seus usuários. Há unanimidade na satisfação do povo de Itabuna e nenhum diretor da empresa; nenhum vereador, nenhuma liderança comunitária, nenhum colega de primeiro escalçao do governo Azevedo, ninguém decente lamentou a exoneração de Alfredo Melo. Todos festejam a saída melancólica dele e depositam enormes esperanças na capacidade administrativa do engenheiro Geraldo Briglia que o sucederá e terá a incumbência de recuperar a Emasa de uma situação de bancarrota. A Emasa está morimbunda, mas ressucitará como fênix das cinzas que quase a queimaram no rastro da corrupção e incompetência de um indivíduo mesquinho, mentiroso, traidor, incompetente, fracassado, enganador e corrupto. A Emasa está livre das garras da ave de rapina de um pústula que somente estava em momento de férias de (incríveis) dois anos e seis meses em sua dramática realidade de décima quinta pessoa depois de ninguém e que jamais poderia, se quer, ser porteiro do gabinete da presidência da Emasa.

0 comentários:

Mercadante e Quércia chefiavam aloprados



Dentre os muitos escândalos do governo Lula que deram em nada está o dos aloprados, em São Paulo. A revista VEJA que está a circular, dá o nome dos mentores do episódio: Aloízio Mercadante, hoje ministro de Dilma, e Orestes Quércia, já falecido. Diz a VEJA:  “Em 2006, às vésperas do primeiro turno das eleições, a Polícia Federal prendeu em um hotel de São Paulo petistas carregando uma mala com 1,7 milhão de reais. O dinheiro seria usado para a compra de documentos falsos que ligariam o tucano José Serra, candidato ao governo paulista, a um esquema de fraudes no Ministério da Saúde. O episódio ficou conhecido como escândalo do Dossiê dos Aloprados. Nas investigações sobre o caso, a PF colheu 51 depoimentos, realizou 28 diligências, ordenou cinco prisões temporárias, quebrou o sigilo bancário e telefônico dos envolvidos, mas não chegou a lugar algum. Reportagem de VEJA desta semana desvenda o mistério cinco anos depois. A revista teve acesso às gravações de conversas de um dos acusados do crime, o bancário Expedito Veloso, atual secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal. Expedito confirmou o teor das conversas, ao mesmo tempo em que se mostrou surpreso com o fato de terem sido gravadas. "Era um desabafo dirigido a colegas do partido", disse. VEJA demonstra que o mentor e principal beneficiário da farsa foi o ex-senador e atual ministro da Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante. Não é a primeira vez que o nome do ministro surge na investigação. A PF chegou a indiciá-lo por considerar que era o único beneficiado pelo esquema. Mas a acusação acabou anulada por falta de provas. "Agora surgem elementos mais do que concretos para esclarecer de uma vez por todas a verdade sobre o caso", diz a reportagem. Em seu "desabafo", Expedito conta que o ministro e o PT apostavam que a estratégia de envolver Serra num escândalo lhes garantiria os votos necessários para que Mercadante conquistasse o governo de São Paulo. Ele explica ainda que a compra do dossiê foi financiada por dinheiro do caixa dois da campanha petista e ainda, de maneira inusitada, pelo então candidato do PMDB ao governo paulista, Orestes Quércia.“Os dois (Mercadante e Quércia) fizeram essa parceria, inclusive financeira”, revela o bancário. “Parte vinha do PT de São Paulo. A mais significativa que eu sei era do Quércia.” Tratava-se de um pacto. “Em caso de vitória do PT, ele (Quércia) ficaria com um naco do governo.” Procurado por VEJA, o ministro Mercadante não quis comentar o episódio.” Leia mais em Veja.